Elaborei este blog com o objetivo de divulgar boas experiências e atividades desenvolvidas a fim de interagir e socializar com meus alunos e colegas de trabalho questões educacional.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

UM DIÁLOGO ENTRE A ARTE E A FILOSOFIA

OS RETIRANTES 1944 – CÂNDIDO PORTINARI

38 comentários:

  1. UM DIÁLOGO ENTRE A ARTE E A FILOSOFIA

    ATIVIDADE DO 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
    Professor - José Ailton de Jesus
    CEACO - 24 / 02 / 2014

    O que estão vendo em primeiro plano? E em segundo plano?
    Qual a relação que podemos fazer deste quadro com a nossa vida?
    Os traços feitos pelo pintor expressam o belo e o imperfeito presente em nossas vidas?
    Aprofundar o debate a partir das questões:
    Como tornar a vida uma obra de arte?
    O belo pode conter imperfeições?
    Você se recorda de um momento belo em sua vida? O que o fez ser belo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou vendo uma representação de mais uma de muitas famílias do sertão que esta passando por necessidade, e que o artista soube representar bem a maioria das vidas das pessoas.

      Excluir
    2. A obra é inspirada nas famílias sofredoras do Nordeste que fugiam da seca à procura de trabalho. Eram famílias inteiras em estado de grande pobreza, imagens que marcaram a vida do pintor. E denunciou através do pincel a degradação de uma parcela de homens e mulheres. Através da obra, o artista consegue com uma abrangente visão crítica fazer o documento visual da nossa realidade. Essa realidade, que pode ser averiguada pela experiência do dia-a-dia, é o espelho de um país de grande mobilidade humana. Mulheres, homens, crianças, idosos, famílias, trabalhadores com e sem emprego perambulam no país em busca de melhores condições de vida, muitas vezes fugindo de situações insustentáveis, outras vezes perseguindo um sonho.
      Aluno: Cassiano dos santos silva

      Excluir
    3. Em primeiro plano o quadro nos mostra a pobreza de uma familia sofredora que vivem em meio de um seca nordestina e que lutam por alimentacao moradia.Em segundo plano , alem de todo sofrimento e da tristeza existem uma esperanca de dias melhores e de conquista coisas melhores eles tem Deus que-os acompanha. O autor nos mostra a realidade do nosso pais que muitas familias infelismente ainda vivem em extrema pobreza e miseria e quase ninguem se importa com essa realidade.O belo pode conter o imperfeito toda bonitessa do perfeito tem algo errrado porque uma obra de arte nao precisa ser bonita por fora e sim mostra conteudos e real sentimento . O momento belo de minha vida e acorda todos os dias saber que Deus esta sempre comigo e com minha familia e saber que todo mundo ja passou por dificulidades na vida mas nunca cruzar os bracos e abaixa a cabeca sempre correr atras do que lhe faz feliz nunca desistir . Fernanda 3° ano vespertino

      Excluir
  2. Uma obra que retrata uma família carente, dar-se a perceber sua classe social pelas vestes, o lugar onde estão (no lixão) e expressões de tristeza nas suas faces e as cores escuras predominando a tela.
    Portinari quis mostrar a realidade de muitas pessoas, ainda vivida no mundo de hoje, estado de calamidade. Apesar de ser uma obra imperfeita á também sua beleza expressa nela, a perfeição com que Portinari trabalhou nos mínimo detalhes dando origem para que ela ficasse surreal.
    Tornamos nossa vida em uma obra de arte, não deixando os problemas do cotidiano sejam maiores que a nossa felicidade!
    O belo pode conter imperfeições, tudo que á de exagero demais no perfeito tem algo de errado!
    Você se recorda de um momento belo em sua vida? O que o fez ser belo?
    Sim, eu ter vivido ele!
    Aluna: Lisiane de Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Essa obra mostra o sofrimento da vida de uma família de classe baixa que parece estar a procura de alimento e uma moradia no meio de uma seca, como da para perceber no solo que conte restos mortais e uma areia seca sem nenhuma planta.
    Esse quadro mostra um pouco da realidade de hoje, que existe muitas famílias nesse mesmo estado que mostra o quadro, e o pintor retrata isso usando seu talento pela pintura o que faz a sociedade pensar nas famílias mais carentes existentes no mundo de hoje.
    A pesar de muitos problemas que enfrentamos no nosso dia a dia não podemos deixar de olhar o lado bom da vida e sempre agradecer a deus pelo que tem, viver sem deixar os problemas nos entristecer, assim fazendo de nossa vida uma obra de arte.
    Você se recorda de um momento belo em sua vida? O que o fez ser belo?
    Sim, ser inesquecível e ter marcado a minha vida.
    ALUNO: Diogenes Nicolas, 3ª ano matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma obra que retrata uma família aparenta ser carente pois parece esta em um lixão e estão muito mal vestida, a relação deste quadro com a nossa vida é que tem muitas famílias passando necessidades espalhadas pelo mundo.Este quadro esta mostrando o imperfeito pois esta família alem de esta na miséria ainda esta mostrando isso para todo o mundo ver.Nos temos que esquecer um pouco os nossos problemas e agradecer por o que temos de melhor que é a vida tornando assim ela uma obra de arte.o belo pode sim conter imperfeições pois nada e nem niguem pode ser perfeitos o tem todo.Sim em um meu aniversario que todos estavam alegres e sem nenhuma imperfeição.
      MATEUS ALBERICO

      Excluir
  4. Uma obra que mostra uma família muito carente e pobre, que não tem o que comer e não tem onde viver.
    O autor quis mostrar a realidade do nosso mundo que muitas pessoas estão sem comer e sem teto para morar.
    A relação desse quadro em nossa vida e que no mundo tem muitas pessoas pobres e humilde, e não importa com isso porque eles querem a felicidade deles porque todo mundo tem que ser feliz.
    a vida se torna uma obra de arte porque a nossa vida já é uma arte e nos aprofundamos mais na nossa vida.
    POR: EPIFANIO EDUARLYSON

    ResponderExcluir
  5. Um quadro de características feio. Mas tem em segundo plano tristeza, dor, sofrimento.
    A tela mostra a pobreza, a falta do olhar humano, a escassez da humildade do ser humano. Serrar que a humanidade fica perplexa ao ver essa tela?
    Mas nem toda arte é bonita, vamos apreciar esta bela arte!!!!!!!
    MARIA GEISA DE ALMEIDA CARNEIRO -3 SERIE VESPERTINO

    ResponderExcluir
  6. Uma obra que mostra uma família muito carente e pobre, que não tem o que comer e não tem onde viver. A relação desse quadro em nossa vida e que no mundo tem muitas pessoas pobres e humilde, Tornamos nossa vida em uma obra de arte quando expressamos os nossos sentimentos em um quadro
    No belo pode conter o imperfeito, todo exagero no perfeito tem algo de errado por que uma Obra de arte não precisa ser bonita
    Esse quadro mostra um pouco da realidade de hoje, que existe muitas famílias nesse mesmo estado que mostra o quadro, um estado de tristeza a família precisando de ajuda.
    Você se recorda de um momento belo em sua vida? O que o fez ser belo? Sim, eu ter vivido nele.

    ResponderExcluir
  7. Este quadro em primeiro plano mostra a miséria de uma familia que parece viver em meio da seca nordestina e que lutam juntos por alimentação e moradia.O que se parece muito com nossa realidade pois podemos ver várias familias vivendo na pobreza por falta de zelo e por descaso de muitos.
    Nesta pintura podemos ver a beleza de uma familia unida mesmo vivendo na miséria.O belo pode conter sim imperfeitos porque tudo o que é considerado belo demais pode ser apenas uma faixada parabum poço de imperfeiçoes.
    Já vivi vários momentos belos e os que tornaram belo foi o fato de contar com a participação de pessoas importantes para mim...
    MONIQUE MOTA ,3 ano vespertino

    ResponderExcluir
  8. Quando eu vi o quadro nem dei muita importância, mais quando eu observei melhor vi que ele passa uma mensagem de desigualdade. E que e uma triste realidade nos dia de hoje, este fato anda acontecendo constantemente pessoa gastando bilhões na copa em estádio pista entre outro, mais par tira a miséria do mundo, saúde e segurança ele não inverti.
    Este quadro expressa par mim o feio e o perfeito, porque e muito feio ver pessoa passando fome, e foi muito perfeito este quadro retratando a realidade.
    Arte e criatividade em forma cores som.
    O belo não precisa se perfeito e sim algo que expira e emociona
    Arte esta em tudo dedou que tenha criatividade.
    Ser belo par mim e algo que agrada os gostos de cada um.

    Ueslin Oliveira-3 ano matutino- ceaco

    ResponderExcluir
  9. O pintor quis mostrar como na vida real,familias que passam por necessidades. Retrata também o lugar onde vivem,como mostra a figura (no lixão).
    Acho que nessa vida ninguém é perfeito,pois nem todos tem o traço da perfeição. Assim como um rico,milhionário já passaram por momentos belos em suas vidas,um pobre carente pôde-se passar também.
    Pois nossa vida é uma obra de arte,não importa como vivemos e o que se passamos.
    Aluna- Iziane Ribeiro 3º Ano Matutino

    ResponderExcluir
  10. O quadro retrata a visão do pintor sobre a realidade de uma família que é de estrema pobreza e vive num local de seca, passando assim por dificuldades, onde passam fome, sede e não há nem lugar para morar. O quadro não quer representar boniteza, e sim uma forma de expressar sentimento. Uns tem muito e outros nada; no mundo hoje a muita miséria e a desigualdade social é muito presente na sociedade, e pessoas achando que são melhores que as outras.
    O quadro retrata perfeito e o imperfeito. O imperfeito, pois não é uma pintura bela. E por outro lado o perfeito pois ele é valorizado pela realidade do mundo.

    Por. Paulina Hanna. 3ª Mat.

    ResponderExcluir
  11. Uma obra que retrata o sofrimento de uma família carente, que sofre por falta de alimentos ,e de não ter uma moradia . A relação que vejo com a nossa vida não é muito diferente, infelizmente ainda existem muitas famílias assim, que sofrem com a pobreza e a miséria.
    Nessa tela eu pude perceber o belo na união da família. O belo pode sim conter imperfeições, pois podemos encontrar a beleza nos pequenos detalhes da vida.

    Por: Auriedson, 3° Ano Vespertino

    ResponderExcluir
  12. é um quadro que retrata a visão do pintor sobre a realidade de uma família que é de estrema pobreza e vive num local de seca, passando assim por dificuldades, onde passam fome, sede e não há nem lugar para morar. O quadro não quer representar boniteza, e sim uma forma de expressar sentimento. Uns tem muito e outros nada; no mundo hoje a muita miséria e a desigualdade social é muito presente na sociedade, e pessoas achando que são melhores que as outras.
    O quadro retrata perfeito e o imperfeito. O imperfeito, pois não é uma pintura bela. E o perfeito pois ele é valorizado pela realidade do mundo.
    Aluno: Carlos henrique 3º Ano Matutino

    ResponderExcluir
  13. Em primeiro plano vemos uma família lutando para sobreviver,sem teto e sem comida.
    Uma obra que expressa a vida dura, das pessoas do sertão,ou ate mesmo pessoas de uma classe inferior, o autor quis retratar realmente isso, que o povo de menor valor vive de forma digna,lutando para sobreviver...
    tudo em nossa vida é uma arte e em todos os lugares em que estamos, o autor demonstrou a realidade do povo sofredor que lutam para criar seus filhos. mas muitos das pessoas nessa situação transforma tudo que já viveu de ruim, em coisas boas.

    Aluno: Denilson Oliveira ,3º ano matutino

    ResponderExcluir
  14. Como fica evidente pela imagem, e o titulo complementa "Os Retirantes" demonstra uma família saindo de sua região, pela qual mostra-se agreste para procurar oportunidades em outro local (ou seja retirando-se).
    A primeiro plano pode-se observar a bagagem que eles carregam com sigo, de aparência rudimentar o que fortifica a ideia.
    A segundo plano observo a região seca e no céu sobrevoam aves carniceiras.
    Essa obra pode ser considerada de certa forma um reflexo de nossa região nordestina, pela qual este tipo de acontecimento é corriqueiro.

    Por: Cledson Kelvin, 3° ano matutino

    ResponderExcluir
  15. Imagem bem feita, onde isso hoje nao me assusta mais, ate pq vemos familias passando pela mesma situacao, sem ter oq comer e beber ... Alem de ser uma coisa muito triste e lamentavel, nao eh visto so virtualmente , mas tambem na realidade tambem. Aluna- Fathyma Eduarda 3° matutino.

    ResponderExcluir
  16. Em primeiro plano vejo a fome e em segundo a miséria que mais uma família passa .Nos dias de hoje tem muitas pessoas passando fome em condições improprias,o pintor expressa e vida dos sertanejo que luta mais mesmo assim continua enfrentando tudo de cabeça erguida.
    por:Breno Guimaraes 3 matutino

    ResponderExcluir
  17. Uma obra que retrata a miséria de uma família expressando suas tristezas. O pintor portinàri mostra através do quadro pintado a realidade de várias pessoas, ainda no mundo existem famílias pobres e carentes. Torna-se a vida uma obra de arte, deixando os problemas de lado e viver a vida feliz, agradecendo a Deus pelo que temos e conquistamos hoje. kellayne 3 mat

    ResponderExcluir
  18. Uma obra que retrata uma família na pobreza mostrando a sua própria realidade vivida no mundo de hoje.O pintor portinári mostra um fato que vem se tornando um grande problema para os seres humanos a miséria .
    Faça com que sua obra de arte seja uma maneira de expressar o seu sentimentos uns aos outros. o belo pode ter sim imperfeições,porém não existe pessoas perfeitas mas sim pessoas que são capazes de lutar pelo que quer.o que fez ser belo em minha vida foi ter presenciado nele.
    Suzane souza 3 matutino

    ResponderExcluir
  19. Uma obra retratando uma família carente dando-se a perceber nas suas vestes mostrando a pobreza.um lugar no(lixão),cores escuras visando o seu sofrimento.O pintor portínari demonstrou a realidade de muitas pessoas que vive passando em situações parecidas a essa.
    torna se a vida uma obra de arte é fazer com que os problemas que enfrentamos no nosso cotidiano faça se passageiro e cultivar sempre o lado bom da vida tornando assim uma grande obra de arte.
    você se recorda de um momento belo em sua vida?O que fez ser belo
    eu simplesmente ter vivido ele.

    ResponderExcluir
  20. Em primeiro plano, mostra uma família que sofre com a seca do sertão, e tem dificuldades financeiras, e passam sufoco para poder ciar seus filhos. Em segundo plano mostra que eles tentam sair da seca indo para utras cidades para poderem se livrar dessa vida sofredora que eles tem.
    A imagem mostra a realidade de muitas famílias do sertão que passa para poder sobreviver com a seca que atormenta a vidas dessas famílias que não tem recursos para terem uma vida melhor.
    Nós não podemos reclamar da vida que temos, por que muitos por ai tem uma vida miserável mas não andam por ai contando miséria.
    Nem tudo nas nossas vidas e belo o suficiente para ser perfeito.
    Nossa vida pode se tornar uma obra de arte, através dos nossos pensamentos, expressar nossas ideias e o modo de agir. Isso sim eu considero uma obra de arte. Tudo em nossas vidas tem seu lado imperfeito tanto no que fazemos ou deixamos de fazer por que ninguém é perfeito.
    É muito comovente falar sobre isso, porque toda vez que eu toco nesse assunto parece que uma ferida se abre. Quando eu tinha 11 anos minha mãe era muito doente mas nesse tempo ela tava pior que ela sofre de depressão, e um certo dia tava eu meu pai e meus irmãos tava do lado de fora de casa e de uma hora para outra mim deu uma impressão ruim. E fui ate dentro de casa quando eu cheguei la minha mãe tava com uma faca no pescoço para tentar se matar. Na hora não pensei duas vezes fui e puxei a faca com as minhas mãos levei três cortes nos dedos, mas o melhor de tudo foi que eu conseguir salvar minha mãe. Hoje Graças a Deus ela ta melhor dessa doença que um dia tentou matar ela mas ela foi forte por que ela é uma guerreira. Esse momento que fez ser belo em minha vida.


    Marcielle Oliveira 3° Vespertino

    ResponderExcluir
  21. No primeiro Plano vejo uma familia muito humilde que parece estar muito triste , pois estao com caras de que foram mandados em bora.
    Em segundo plano vejo pessoas de bem a procura de um lugar para morar . E uma relacao muito diferente das vidas , pois o modo de vida deles sao diferenciados e eles estao em situacao que nunca passamos antes.
    Os traços feito pelo pintor faz presentes em nossas vidas sim, porque ainda vemos muitos casos como esses em televisao,radios,internet, etc...
    Como o pintor nos mostra , ele tornou a vida de varias pessoas um quadro muito importante , porque podemos se tornar nossa vida uma arte de varios modos.
    O belo pode conter imperfeiçoes sim, pois ninguem e perfeito.
    Mim recordo sim, eu fiz ser belo com algumas brincadeiras, palavras doçes , coisas boas para fazer alegrar a quem tava ao mru redor, ou seja fiz de um pequeno instante um grande momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No primeiro Plano vejo uma familia muito humilde que parece estar muito triste , pois estao com caras de que foram mandados em bora.
      Em segundo plano vejo pessoas de bem a procura de um lugar para morar . E uma relacao muito diferente das vidas , pois o modo de vida deles sao diferenciados e eles estao em situacao que nunca passamos antes.
      Os traços feito pelo pintor faz presentes em nossas vidas sim, porque ainda vemos muitos casos como esses em televisao,radios,internet, etc...
      Como o pintor nos mostra , ele tornou a vida de varias pessoas um quadro muito importante , porque podemos se tornar nossa vida uma arte de varios modos.
      O belo pode conter imperfeiçoes sim, pois ninguem e perfeito.
      Mim recordo sim, eu fiz ser belo com algumas brincadeiras, palavras doçes , coisas boas para fazer alegrar a quem tava ao mru redor, ou seja fiz de um pequeno instante um grande momento.
      Helenildes 3 ano vespertino

      Excluir
  22. com base nos dois plano citado a cima é visto que as familias sempre colocar Deus em segundo plano dando prioridade ao coisa do mundo.Diante disso vimos varias familias que se preocupa em colocar Deus em primeiro plano por que é ele que nos deu a vida em ambundanca . Nao por ser humilde e sim por enteder que a acima de tudo Deus esta em primeiro lugar .
    Com relação a questão tres,estende-se que mostra a vida e a pura realidade do que acontece em nossa vidas ,e que serve como base para o desenvolvimento na comparação de tal obra.
    Sim .Por que nem sempre tudo que é belo é considerado perfeita e sem ter seus alto e baixa.já tiver varios momentos bons em minha vida ,o principal foi o teste que fiz no time de categoria de base do vitória onde fiz um treino.
    Jair Nilson 3 ano vespertino.

    ResponderExcluir
  23. o quadro ao a jene ver e muito triste porque mostra a seca no sertao e mostra tambem que eles passam muia dificuldade para sobreviver as roupa delis tambem estao muito chuja e us filhos delis muito triste porque sabe que aquilo nao e normal as dificuldade que a familia tavao passando e us pais mais triste ainda sabendo que nao pode ajuda osa filhos das dificuldade que estao passando
    Marcone, 3º vespertino.

    ResponderExcluir
  24. OS RETIRANTES
    Em primeiro plano nos vemos uma imagem feia, mais ao observamos direito veremos uma realidade do sertão brasileiro.
    Onde a varias pessoas morrendo de fome e sede, onde a miséria é um contraste constante de uma região morta.
    Varias pessoas já se acostumou com a miséria, outras sai do sertão em busca de um lugar melhor para viver.
    Cosme 3º vespertino

    ResponderExcluir
  25. A obra criada por portinàri e uma demonstraçao de que ainda existe pobreza e miseria no paìs. A imagem è representada atravès de uma familia que traz a pobreza no rosto, e percebe_se que sao pessoas pobres pelos trages que estao usando e o lugar onde vive.Sao obrigados a conviver na imundice , misturado com lixo e restos de alimentos que usam para saciar a sua fome.Com essa imagem podemos ver que ainda as existe familias pobres no paìs e que ninguem faz nada para mudar essa situaçao. Momentos bons em que recordo na vida. A vontade de lutar para crescer na vida , conquistar meus objetivos e poder realizar todos meus sonhos , isso sim e um momento feliz e muito bom na minha vida.
    Jamile Almeida 3 ano vespertino

    ResponderExcluir
  26. Uma família pobre que passa por necessidade, o local medíocre que essa família vive,as condições precárias do ambiente, a tristeza clara no olhar de cada um e a degradação principalmente das crianças presente.
    A relação se traduz muito na realidade de muitas família que vivem sem comida e sem moradia nas ruas.Os tracos pintados mostram a beleza do quadro, demostrando também as desigualdade sociais. Tornamos nossa vida em arte, vivendo e aprendendo a lidar com os problemas da vida, sem deixa de lado a prioridade de ser feliz.
    Por traz da maior beleza do mundo pode conter imperfeição, que se não bem observado destrói o belo do ambiente.Min recordo de momentos bons na vida, o modo como encarei e a vontade de ser feliz, fizeram desse momento o melhor da minha vida.
    RAFAELA 3 º VESPERTINO.

    ResponderExcluir
  27. Uma obra retratando uma família carente dar-se a perceber nas suas vestes,o lugar(no lixão)cores escuras predominando a tela .
    a relação esta associada na realidade de muitas famílias em extrema pobreza convivendo com as dificuldades e o sofrimento agonizante se retirando do lugar a procura de melhores condições de vida.
    torna- se a vida uma obra de arte,e fazer com que os problemas da vida que enfrentamos seja passageiros e procurar sempre guarda as coisas boas que essas sim jamais possamos esquecer.
    por trais da beleza pode ter imperfeições porque nada e tão perfeito.Recorda de um momento belo em sua vida?.E o fez ser belo?
    sim eu ter vivido ele cultivando coisas boas.
    aluna joyce almeida 3 ano matutino

    ResponderExcluir
  28. A imagem relata a cena de uma famílias muito pobre que vive em condições de vida muito precária.
    o autor quis mostrar através da arte como é a realidade de muitas famílias que sofrem com o desemprego que em muitos casos é o causador da fome e miséria .
    a obra nós mostra também outros problemas que podem ser visto em nossa cotidiano como: a seca desnutrição fome e falta de moradia; situações vividas por muitos seres humanos atualmente.
    os traços do autor cândido nós mostra que nem tudo é belo sempre existe imperfeições e obstáculos para serem vencidos em nossas vidas.
    para tornar a vida em uma obra de arte temos que viver , intensamente cada minuto
    como se fosse o ultimo momento fazendo coisas que traga felicidade mesmo que tenha de quebrar barreiras pois tudo na vida tem sue preço
    Josevaldo 3 ano vespertino

    ResponderExcluir
  29. A obra mostra uma realidade e uma família "pobre" , muito carente pelos vestes , os pés descalços podemos ver que é de uma baixa classe no rosto trazem um sentimento de tristeza ..
    Rayelle Thainne 3º vespertino .

    ResponderExcluir
  30. Em primeiro plano Vejo uma tela de 1944 feita por Cândido Portinari que mostra nove pessoas sendo, duas mulheres, dois homens, três crianças no chão e duas de colo muito magras, pobres, famintos, sedentos de água, de compaixão, de sentimento, de amor e solidariedade. Eles estão descalços, não tem uma boa aparência, dando a sensação de estarem sujos e carente, o que representam a fome e a miséria. As crianças parecem até deformadas, com barrigas enormes, e eles partem em retirada para um local melhor, pois na tela mostra que a seca corroeu tudo. Em Segundo plano mostra um local morto sem vida (árvores e animais) sem utilidade para plantio, mostra também um céu escuro, chão seco, urubu sobrevoando, causando a retirada dos seus habitantes. Qual relação que esse quadro tem com a minha vida? Basicamente nada, vejo que a obra pode ter relação com a vida de outras pessoas que tenta diariamente procura um lugar de conforto e segurança para seus familiares de modo que traga uma vida um pouco mais digna. Expressam os dois quesitos, o imperfeito que é a miséria, a fome, descriminação, a falta de compaixão com o próximo, a seca que atinge o sertão brasileiro, e o belo é o amor que ha na família, que mesmos passando por dificuldades, não se abandonam. Fazendo tudo que realmente te deixar feliz vencendo limitações barreiras e demonstrando afeto com o que realmente é importante para você. Pode, porque ninguém e perfeito.


    Aluno: Claudio Coutinho De Jesus Filho
    Serie: 3° ano, matutino

    ResponderExcluir
  31. OBRIGADO A TODOS OS ESTUDANTES DO 3º ANO DO CEACO PELA PARTICIPAÇÃO NESTA ATIVIDADE.
    ENCERRADO ENCERRADO ENCERRADO.
    PROFESSOR AILTON , 12 /04/2014. AS 19:25

    ResponderExcluir